Já não tocam os sinos. Já não há rosmaninho, nem alecrim pelo chão. Já não passa a procissão.As orações em conjunto acabaram. Ninguém comunga. Os choros e os risos são abafados. Não há lugar a confissões. As aldeias isolam-se por trás dos montes, ameaçados pela chegada do calor de Verão e pelo desnorte de quem já não tem nada a perder.
Escrita livre que, convida a pensar e sentir. Com a Escrita, empreendo fugas oportunas. Atribuo interesse aquilo que parece não ter interesse nenhum. Entendo que, a genialidade é mesmo essa. A Escrita Gourmet tem o seu próprio paladar mas, nem todos o saberão entender. Provavelmente, só os espíritos mais sensíveis encontrarão afinidades, semelhanças, identificação, emoções, realidades diversas, meio mundo, todo o mundo. Encontrarão aquilo que, a disponibilidade dos seus espíritos permitir.
quinta-feira, 28 de maio de 2020
Ateimância
Habituados a zelar pelo pouco que conquistaram e conscientes que, os desígnios de Deus e da Natureza são poderosíssimos, temem perder tudo e começar de novo, numa idade já pouco ou nada elástica.
Habituados a zelar pelo pouco que conquistaram e conscientes que, os desígnios de Deus e da Natureza são poderosíssimos, temem perder tudo e começar de novo, numa idade já pouco ou nada elástica.Rijos somos nós. Dizem eles e dizem bem. Rijos são eles. Mas, até quando?
Rijos somos nós. Dizem eles e dizem bem. Rijos são eles. Mas, até quando?Os bichos de quatros patas procuram as sombras mas, as moscas não dão descanso. Intrusas do silêncio que, convida a uma boa sesta.
Os bichos de quatros patas procuram as sombras mas, as moscas não dão descanso. Intrusas do silêncio que, convida a uma boa sesta.A paz é aparente. A calma é recomendada mas não apazigua. O sossego não foi desejado. Existe uma apreensão que incomoda a todos, culpa de uma incerteza desavinda.
A paz é aparente. A calma é recomendada mas não apazigua. O sossego não foi desejado. Existe uma apreensão que incomoda a todos, culpa de uma incerteza desavinda.Não se sabe quando os sinos voltarão a tocar e sequer sabem, se a aldeia está sob protecção divina.
Não se sabe quando os sinos voltarão a tocar e sequer sabem, se a aldeia está sob protecção divina.Entregues ao Deus dará. Este é o sentimento.
Entregues ao Deus dará. Este é o sentimento.Todos querem recomeçar. Mas, quando? Não se sabe. Assim como, também não se sabe que, mais empreitadas terão que enfrentar para regressar à normalidade. No entretanto, engordam o espírito até daquilo que ele não quer, nem precisa.
Todos querem recomeçar. Mas, quando? Não se sabe. Assim como, também não se sabe que, mais empreitadas terão que enfrentar para regressar à normalidade. No entretanto, engordam o espírito até daquilo que ele não quer, nem precisa.Um espírito aborrecido descamba num espírito sem critério. Tudo serve para calar o mau estar.
Um espírito aborrecido descamba num espírito sem critério. Tudo serve para calar o mau estar.As saudades acumuladas rasgam seus corações enfraquecidos e morrer, sem antes fitar nos olhos aqueles que, nunca deixaram de amar e cuidar é castigo que não merecem.
As saudades acumuladas rasgam seus corações enfraquecidos e morrer, sem antes fitar nos olhos aqueles que, nunca deixaram de amar e cuidar é castigo que não merecem.Não temas.
Não temas."Ateima", sempre.
"Ateima", sempre.Parar é morrer.
Parar é morrer.A Vida não terminou. O coração não parou e, portanto, têm de seguir "ateimando". Não há lugar a outro entendimento. Se isto piorar é continuar "ateimando" e rezando.
A Vida não terminou. O coração não parou e, portanto, têm de seguir "ateimando". Não há lugar a outro entendimento. Se isto piorar é continuar "ateimando" e rezando.Deus jamais entrará em confinamento.
Deus jamais entrará em confinamento.Conhecedores de todas as pestes, esta é só mais uma que marcará a sua já longa história. Não constitui novidade, nem produz o impacto das anteriores. As outras foram a sangue frio. Para esta, há anestesia.
Conhecedores de todas as pestes, esta é só mais uma que marcará a sua já longa história. Não constitui novidade, nem produz o impacto das anteriores. As outras foram a sangue frio. Para esta, há anestesia.Aos poucos, o saber deixou de ser exclusividade só de alguns. Entretanto, foram caindo alguns mitos. Os bons filhos à terra retornaram e retiraram poder aos convictos senhores da razão que deixaram entregues à má sorte, aqueles que neles cegamente confiaram.
Aos poucos, o saber deixou de ser exclusividade só de alguns. Entretanto, foram caindo alguns mitos. Os bons filhos à terra retornaram e retiraram poder aos convictos senhores da razão que deixaram entregues à má sorte, aqueles que neles cegamente confiaram.De muito valeu o esforço, sacrifício e abdicação, para ter os filhos formados e os heróis do momento.
De muito valeu o esforço, sacrifício e abdicação, para ter os filhos formados e os heróis do momento.A "ateimância" é algo que se herda. Não confundir com teimosia militante. Dessa sofremos todos um pouco.
A "ateimância" é algo que se herda. Não confundir com teimosia militante. Dessa sofremos todos um pouco.Jihada Radical das Sogras
Criei a teoria, baseada em factos reais que, o companheiro para a Vida Toda é aquele que nos sorteia com uma sogra, com a qual nos possamos entender. Caso contrário, será um amor sem futuro. O poder das sogras é gigantesco. Um truque para perceber com que sogra estamos a lidar é: assim que a conhecer, manter-se calada e observar sorridente. Se respeitar o seu silêncio e sua privacidade, então há caminho para percorrer juntas mas, atenção, se ainda não teve oportunidade de falar com seu companheiro sobre o assunto não apresse conclusões. Por vezes, aliás, a maioria das vezes, as sogras usam os filhos para manifestarem seu descontentamento e turvam a imagem que estes tinham como certa das suas companheiras. E porquê? Homens inseguros, procuram nas suas companheiras uma cópia das suas Mães. É um complexo de identidade.
Nunca mas, nunca, o questione sobre o que a Mãe dele achou de Si. Podem acontecer duas situações: ser vago na explanação e sua astúcia feminina a levar a concluir que, afinal os sorrisos e a forma respeitadora como a tratou não foram sinceros ou deixar escapar algo que, a mãe tenha dito a seu respeito que, a leve a pensar no quão ela é apressada a fazer juízos de valor. Acima de tudo, deve estar seguríssima de Si mesma.
O ideal seria nem chegar a conhecê-la. Acontece que, com a chegada dos netos essa possibilidade esvai-se. A partir daí, tudo piora. Jamais se enquadrará nos seus cânones de perfeição.
É neste preciso momento que, o recurso à meditação e ao Yoga e em, casos mais difíceis, a um psicoterapeuta, para a ajudar a lidar com a hecatombe de emoções que uma relação desta natureza oferece, se torna urgente.
Os domingos jamais serão os mesmos.
Está aberto o duelo entre duas vontades. A vontade que o domingo tarde em chegar e a vontade que ele acabe rapidamente.
Uma característica das sogras é revelarem-se muito opinativas e emitirem sua opinião como se tratasse de uma verdade inquestionável. Se discordar, o diálogo morre e a tensão aumenta.
Os comportamentos, a maneira de estar, o sentido crítico, o sentido estético, as preferências, as opiniões, os hábitos, o que consome, o que não consome, o que come, o que gasta, o que não gasta, como ocupa o tempo, os acontecimentos que partilha inocentemente, até os presentes que lhe oferece nas ocasiões especiais serão escrutinados, suas frases retiradas do contexto e tudo o resto serve para atacar. Basicamente, as noras existem para servir seus filhos e seus netos. Não lhes são toleradas vaidades ou caprichos, para isso ficariam eternamente solteiras (em linguagem de sogra, encalhadas). Parece até que, se têm de justificar pela forma como agiram e provar que não o fizeram em prejuízo de ninguém, nem no sentido de se privilegiarem a Si próprias.
Está declarada a guerra.
O maior medo das noras é, com esta convivência prolongada (até que o casamento dure), replicar os mesmos comportamentos, quando forem elas a assumir o papel de sogras. Por mais que se desviem da linha de pensamento das suas fiéis inimigas será que acabarão como elas, autênticas stalkers?
Está gerada a confusão mental.
Por isso é que se torna determinante estarem absolutamente confiantes e seguras de Si mesmas, para que não percam o equilíbrio. Ainda assim, nenhum amor sobrevive a esta jihada radical das sogras em perseguição das noras.
Subscrever:
Comentários (Atom)
Acordei o mundo
Najla tinha muita dificuldade em dormir. No seu entender, a vida podia acabar se se deixasse adormecer. Uma convicção implantada, desde a m...
-
Qualquer artista teme perder um dia a sua criatividade e jamais conseguir criar arte. O Pânico é real e atormenta a classe artística que, po...
-
Egos tantos Egos a gritar, tantos a querer manifestar-se e, nossos sentidos ofendidos consomem-se, a tentar compreender o que querem dizer,...