terça-feira, 9 de junho de 2020

Brigada dos Bimbos 2020

A Brigada dos Bimbos 2020 chegou para ficar. Se bem que, a colheita deste ano é mais refinada. Pelo menos, são pessoas com objetivos definidos e desacomodadas mas, mesmo assim, todas procuram exposição. Assim como, os ex frequentadores da casa do BB, também eles adoram destaque.
Uns, porque querem mostrar suas valências profissionais, outros confiam que a sua maneira de ser é irresistível, outros buscam protagonismo, outros acham-se um exemplo de luta e persistência, outros querem cultivar nos restantes sua percepção do mundo, outros exibem seus dotes físicos, outros julgam-se um exemplo de Vida, outros acham que são carismáticos e com vocação para liderar.... enfim, o ego conduziu-os até ali.
Relativamente, aos participantes masculinos e femininos que, aceitaram submeter-se aos desígnios da produção BB2020, controlada pelo share de audiências, devo dizer que estão cada vez mais burgueses e emproados.
A entrada da ovelha dolly na emissão de abertura do programa, causou histeria e um desarranjo intestinal no animal que, ninguém foi capaz de limpar, nem mesmo depois das sucessivas advertências do mestre de cerimónias Cláudio Ramos.
Iury soltou um EUUUUU??? escandalizada, por ter de se agachar até ao chão e arriscar-se a perder a pose, na limpeza do brinde largado pelo animal incontinente. Logo aí, já se revelou.
A Miss não limpa cócó. Só veio para mostrar bunda e coxão.
Os figurões abraçam-se entusiasticamente, já antecipando uma união maçónica, ao estilo do "La Família". Os restantes foram criando empatias, entusiasmados com o fim do desconfinamento e a abertura a uma nova experiência.
Como seria de prever, depressa se formaram grupos e um consequente afastamento entre uns e outros e é com base nisso que, apoiam os seus fundamentos para  nomear. No início, contidos e cautelosos e de repente, desabridos. Os impulsivos e mais reativos, afirmam seu temperamento. Os aviões não tardam em aparecer, enviados para soltar, ora mensagens de apoio, ora mensagens de descontentamento. É dessa maneira que, os residentes da casa vão tendo o feedback daqueles que os acompanham.
Ana Catarina, brasileira, militante do veganismo, da espiritualidade, meditação, e outras fontes de energia new age, estranha os comportamentos dos seus companheiros de casa e estes, por sua vez, estranham-na. Uma Mulher de causas que usa como estandartes e radicaliza seus fundamentos. Papo esse que irrita a todos, inclusive a mim que, encontro sempre incoerências nesses discursos radicais. É totalmente contra o consumo de carnes mas fuma, comprometendo a sua saúde e a dos outros. Nonsense.
Angélica, venezuelana, depressa tratou de marcar sua posição e fazer campanha negativa contra a doce e ingénua Soraia que, sem saber como, perdeu a amizade de Jessica. O que deve ter incomodado Angélica foi a ambiguidade amorosa de Soraia. Ora rendida a Hélder, ora rendida a Daniel Guerreiro.
Este último, aproveita-se da aproximação grudenta de Soraia para manter-se na casa e enrola-a com uma conversa lânguida, dando a entender que gosta dela mas com a ressalva de que veio com outro objetivo e enquanto permanecer na casa, vai desviar-se da seta do cupido. Parece-me que, quer ser reconhecido ao nível de Anthonny Robbins, palestrante motivacional que ajuda a mudar Vidas. Quer ser uma inspiração a nível mundial.
Seu xará, Daniel Monteiro, adota um perfil totalmente diferente. O que o outro tem no nome, este tem na maneira de estar. Pelo menos, é o que quer transmitir (guerreiro). Diz saber o que é viver num ambiente de guerra e ter espírito de missão e são essas, as suas maiores armas para convencer os demais que é um exemplo a seguir e um verdadeiro líder. Nunca se engana. Falhar é desumano e quem falha com ele leva logo castigo.
Diogo, o delicado. Aquele ar sereno e relaxado parece-me enganador. Observa mais do que fala. Isola-se. É um Ser Inquietante.
Que dizer da Iury. Ora Bem, Iury a mim não me convence. Parece daquelas bonecas de porcelana,  delicadas e doces na frente mas, muito creepy nas costas. Boneca demoníaca.
Jéssica é a miúda que se serve das redes sociais para esconder o seu passado traumático. Carece de uma presença masculina e dita suas preferências sem rodeios e ai de quem, pisar seu território e pegar seu bode. Dá a entender que Mulher sem homem atrelado é menos Mulher.
O kamikase Heldér, é quase homem. É um palhaço que não sabe respeitar as diferenças, nem o espaço do outro. É inconveniente e convencido que é engraçado. Péssimo a seduzir. Para ele, a Mulher é igual a uma peça de carne desmaiada no gancho.
Noélia não tem um espírito jovem e descontraído, próprio das pessoas da sua idade. Acredito até que, não saiba o que fazer com tanto tempo livre, dentro da casa mais vigiada do país. Descansar e relaxar é para os desocupados. Não se permite viver o melhor da vida.
Pedro é o homem da fanfarra. Adora festas, amigos, bebida, os delegados e a sua Jesse.
Será que o clima de romance irá perdurar? Não me parece que Jessica se enquadre no estilo de Vida simples e acomodado do Pedro. Ela quer mais, muito mais.
Pedro tem uma visão muito estreita da Vida e, por isso, não compreende nem aceita pessoas como o Diogo, Ana Catarina, Slávia. 
Sandrina, a benjamim da casa e quiçá a vencedora do BB2020, alegra a casa e afasta as suas inseguranças e ganha proximidade com todos. Principalmente com Iury que, a trata como sua irmã mais nova e a defende em todas as ocasiões.
Slávia não é uma presença forte na casa. Acho que nem ela sabe que lugar ocupa dentro da casa. Amiga para ali, ai Amiga, para acolá, assim se dirige a todas sem criar qualquer anticorpo com ninguém. Não se manifesta. Lida com todos da mesma forma. Sem interesse para o jogo. Para mim, seria uma candidata a sair.
Sónia, a feirante, mãe de duas filhas, apaixonada pelo seu Bitó, desabou várias vezes e ameaçou até que ia sair. Aquela que mostrou ser a concorrente com mais pedalada, revelou-se ser a mais inconstante do grupo. Para ela, os rapazes são todos manos. Começa agora a despertar para o jogo e a criar pequenos focos de incêndio dentro da casa, só para gerar buzz. Acontece que, se extinguem rapidamente e não despertam grande interesse para constar dos diretos.
Soraia, não existe. Parece uma dessas personagens das histórias de encantar, onde há fadas madrinhas, príncipes encantados e muito amor. Por vezes, chego a pensar que é uma tremenda sonsa, por se dar bem com todos, ouvir seus desabafos e concordar com todos eles, sem questionar. Até a sua forma de vestir provocadora indica imaturidade, desvalorização, necessidade de atenção e uma natureza indefesa. É facilmente engolida por espíritos fortes e mal intencionados.
Teresa, a última a chegar, veio agitar as águas. Provavelmente, a sogra que ninguém quer ter. Falta-lhe doçura. A doçura de uma Mãe, cuidadora, compreensiva e boa ouvinte. Não se apega a ninguém porque também, receia revelar muito de si própria e do que já viveu. Solta o que pensa, doa a quem doer apenas porque, acredita na sua verdade e não há mais nenhuma comparável à sua. É uma Mulher com muitos medos e a prová-lo está a forma como reagiu ao afastamento dos seus companheiros de casa. O facto de não ser uma pessoa dada a proximidades resultou prejudicial para a sua integração no grupo.
Este é o naipe de players do BB2020. Nem tudo é mau mas, também nem tudo é bom. Quanto maior esta dicotomia, mais interessante se torna o jogo.















Acordei o mundo

Najla tinha muita dificuldade em dormir. No seu entender, a vida podia acabar se se deixasse adormecer. Uma convicção implantada, desde a m...