quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Against all odds


As probabilidades por vezes viram fatalidades, o que torna os cenários seguintes muito complicados. Apesar de presumirmos que possa estar para breve, não realizamos que o tempo passa muito rapidamente, principalmente, quando não lhe damos o devido valor e, de repente, ficamos arrasados por não termos entendido os sinais e empreendido encontros, manifestado interesse, correspondido mais, amado mais, marcado presença consciente e intencional, prestado assistência, ganho maior proximidade e afetos, aproveitado a vida para amar e ser amado.
Sem darmos conta já é tarde de mais.
Sei que não gostaria de partir com o coração magoado e ressentida. Quando chegar a minha hora, quero partir em paz e serena. Porém, não sei se irei a tempo de o fazer ou o conseguir. Há uma estoica resistência para abdicar das nossas dores e motivos, ainda para mais, se estamos perante uma realidade que insistimos em prolongar e votada à permanência.  
Há diálogos que nunca chegam a ser realizados, isto porque, a vontade procura razões para justificar essa entrega de tempo e precisa ser habilmente convencida a agir contrariamente aos motivos que estão na origem do afastamento imposto ou necessário. No entanto, a dor, essa impetuosa dor, não permite experimentar e sentir amor. Amar implica vulnerabilidade e existe uma probabilidade de vir a sofrer novamente. A margem para acreditar nessa repetição de acontecimentos é maior, o que torna a crença numa reconciliação inconsistente.
Digamos que, é necessário uma decapagem dos ressentimentos acumulados e dissuadir o nosso eu empedernido a baixar a guarda e ficar em paz.
A dúvida, nestes casos, consegue ser arrasadora.
Afinal, tem tudo para correr mal.
Ainda que remota existe a probabilidade de correr bem e tudo se compor e, nesse caso, os ganhos serão enormes e avassaladores. Para que isso aconteça, ambas as partes terão que querer arrumar o assunto e avançar. Terão que em conjunto encontrar uma forma de recuperar o respeito e a confiança perdidas, para que haja bom entendimento. Algo que não é automático e requer compromisso.

Acordei o mundo

Najla tinha muita dificuldade em dormir. No seu entender, a vida podia acabar se se deixasse adormecer. Uma convicção implantada, desde a m...