Olá Tiago! Sou eu a tua Mãe, que não se cansa de comunicar contigo e se transforma a cada gesto e ruído teu. Adoro quando me respondes à tua maneira, esbracejando, sorrindo e com teus guinchos harmoniosos, suplicando toda a minha atenção. Qualquer forma de expressão tua me remete para uma infinidade de pensamentos que projectam aquilo que serás no futuro. Apesar de não haver suficiente informação para isso adoro divagar sobre qual será a tua personalidade, os teus traços psicológicos, a tua maneira de ser. Quero estimular´ao máximo os teus sentidos, assistir ao teu processo de desenvolvimento e acompanhar os teus progressos. Quero estar sempre presente na tua Vida.
Contribuir para a tua confiança e auto-estima com manifestações positivas e elogios quando a ocasião o exigir e estou certa que serão várias as ocasiões que me farão orgulhar-me de ti. Apoiar-te nas tuas decisões, não exercer pressão psicológica para que sigas os meus conselhos mas nunca deixar de os dar e tratar para que estes assumam a forma de sugestões sem carácter repercutório, tentar demarcar o certo do errado com explicações bem fundamentadas e de discussão aberta para um melhor esclarecimento e evitar repreensões castigadoras como forma de aprenderes as lições de bom comportamento.
Quero que, assim como eu chamarei a atenção para as tuas atitudes erradas, faças o mesmo comigo e me chames à razão mas, tal como eu, expliques o que têm de errado. Não me poupes. Sou tua Mãe mas estou longe de ser perfeita.
Procurarei ter o discernimento necessário para actuar da melhor forma e ser eficaz no meu papel de Mãe.
Descobri que o Amor não conserta tudo, às vezes até atrapalha quando mistura muitos sentimentos, sofrimento, culpas, medos, cobranças e tendo eu sido vítima disso mesmo, espero sim transmitir-te o meu Amor mas sem te chantagear ou pressionar ou convencer que em nome dele tudo o que eu faço está correcto e é o melhor para ti. O meu Amor servirá para te apoiar e fomentar tua individualidade.
Ninguém me ensinou a ser Mãe. Aliás ninguém me ensinou sequer a ser Mulher. Fui aprendendo e assimilando com as informações que ia recolhendo no percurso da Vida. Orientei-me como pude. Teria sido bom alguma orientação mas não guardo mágoas. Só sei que procurei agir de maneira diferente daquela que agiram comigo e orientar-te sem te roubar a inocência.
Quero que te sintas incluído na minha Vida e à vontade para desabafar comigo sobre o que te atormenta, o que te faz feliz, o que te motiva, tuas escolhas, tuas vitórias, teus desaires, tuas experiências, tuas sensações, desabafar sobre tudo aquilo que possa gerar como consequência o teu alívio e bem estar. O resto podes guardar no teu relicário pessoal para mais tarde recordar.
Acima de tudo quero que tenhas orgulho em ti e penses em mim como alguém que te inspirou a seres Feliz e Melhor Pessoa.
