sábado, 4 de abril de 2015

AMANHÃ INCERTO

Viva Mais, Viva Melhor.
Mas Porquê, Viver Menos é Viver Pior?
Não será que a Vida nos prova o contrário?
Ultimamente o que tenho assistido é que Viver mais só tem trazido acumulação de problemas, menos saúde, menos dinheiro, menos segurança, menos amor, menos conforto, menos disponibilidade, mais encargos, menos esperança e mais solidão.
Na verdade, deveríamos chegar a uma certa idade e ser poupados a certos cenários e receber o mesmo tratamento que os anciãos recebem no Japão e na China. Nestes dois países a velhice é sinónimo de sabedoria e respeito. Acreditam que chegados a esta fase atingiram um patamar de desenvolvimento tal que bem merecem ser venerados pela sua experiência, sabedoria, espírito de sacrifício e solicitude.
Na nossa cultura, reagimos diferente, maltratamos aqueles  que vivem por mais tempo e fazemos com que se sintam os despojos do século passado.
Para quê Viver Mais se as garantias de Viver Melhor não passam de pregões publicitários que tentam mascarar a realidade.
Há quem lhes chame Séniores com promessas de maior dignidade, melhor qualidade de Vida, maior bem estar, mais tranquilidade, menos preocupações, maior desafogo e no final, tratam-nos como velhos imbecis.
Não estamos a Viver Melhor, nem de longe nem de perto e o pior disto tudo é que estamos a viver por mais tempo. Poucos são aqueles que se querem aventurar a ter filhos, para evitar cair nesta incapacidade social de viver melhor. Não há condições para Viver, quanto mais Viver Melhor Ainda.
Velhos, Tristes, Deprimidos e Falidos assim somos nós.
Distante vai aquele tempo do orgulho de ser português.
Depois ainda nos pedem para reagir e encarar com leveza tudo isto como se não fosse peso a mais nas nossas Vidas.
Agora entendo porque muitos deles vivem colados ao passado e com vontade de lá regressar, alguns deles regressariam até ao período austero do salazarismo e do orgulhosamente sós.
Comissões de inquérito atrás de comissões de inquérito vamos dando oportunidade de justificarem o injustificável e escaparem de pesadas sentenças, permanecendo exilados nos seus palacetes à prova do ruído de revolta social instalado.
Viva enquanto o deixarem assim é o slogan do sentimento de ser português.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acordei o mundo

Najla tinha muita dificuldade em dormir. No seu entender, a vida podia acabar se se deixasse adormecer. Uma convicção implantada, desde a m...